terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reflexividade e Pensamento Crítico - Cidadania e Profissionalidade



Efeitos da comunicação social sobre as pessoas.


DR: 4 Identificar estereótipos culturais e sociais



A comunicação social passa um padrão de beleza muito consumista e errado. (...) A beleza é ser magra, tipo modelo, bem vestida, usar roupas de marca etc…
Muito nos trás de mau essa beleza toda que é só fachada, mexendo muito com os jovens. (...) Acham-se feios ao espelho e também o sentem quando estão em grupo com os amigos. Depois, como não se sentem bem, procuram fazer dietas sem controlo médico para que as roupas que viram na TV ou na montra lhes sirvam. Também recorrem às clínicas para fazerem correcções no corpo, “para por ou tirar” com pequenas cirurgias. Um grande problema é que algumas clínicas não tem pessoal habilitado ou qualificado para os serviços pedidos, mas como estão em voga no dia-a-dia, os jovens arriscam até correrem perigos graves na saúde sem retorno.

Mas a comunicação social continua com as novelas, as passagem de modelos e pessoas do jet set. Algumas, com muitos recursos e sem alegria nem felicidade, só aparecem felizes ou a sorrir para a foto e para a TV.

Nos dias de hoje as pessoas são muito influenciadas pelas outras (...). O lema é “se tu tens eu também tenho que ter melhor ou igual”. Por isso temos (...) toda a publicidade de créditos e de facilidades para sermos mais felizes, nem que para isso nos endividemos. Outros, tendo alguns recursos metem-se em tudo: tratamentos, moda, festas e tudo que passe na tv. Até que um dia já não há mais para fazer ao corpo e quando se olham ou espelho não tem nada, nem amigos. nem uma família com felicidade e com saúde.


Jacinto Santos

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