segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os bastidores - preparação de uma Actividade Integradora


Em tudo existem bastidores. Num filme, num programa de televisão, no teatro, enfim… Existe sempre uma equipa de trabalho por detrás de um projecto.Assim é também com as nossas Actividades. Para que se possam realizar há uma equipa que divide tarefas, trabalha em conjunto e se empenha ao máximo. Os preparativos começam muito antes da data marcada. É importante esta antecedência para que nada falhe no grande dia.
Por exemplo, da última vez, a preparação da exposição ficou entregue ao Sr. Jacinto, os convites e os cartazes foram elaborados pela turma toda, claro que com a preciosa ajuda da Profª. Olinda e do Prof. Pedro. A Andreia ficou responsável pelos tecidos para podermos ornamentar as mesas.
Além disso, dividimos a turma em grupos, cada qual responsável por elaborar um cartaz sobre determinados temas abordados nas sessões de formação. Depois, começamos a pensar noutro tipo de preparativos: era necessário encomendar o arranjo que iria estar na mesa do palestrante e os que iríamos oferecer ao Sr. Mário Pinto no final, e ao Sr. Agostinho Leal (pessoa que disponibilizou a belíssima colecção de relógios). Era também necessário elaborar uma lista daquilo que iríamos oferecer de lanche aos convidados. Foi então que algumas das mulheres da S1 se juntaram e foram às compras. Trouxemos alguns salgadinhos e pouco mais, pois a parte da doçaria ficaria nas nossas próprias mãos: os bolos da Sandra, da Raquel, da Andreia, da D. Maria José, do Agostinho... Certamente estou a esquecer-me de alguém, pois todos participaram com algo.À hora prevista demos início à nossa actividade. Era altura de gritar “acção” e de mostrar à comunidade o resultado das nossas aprendizagens! A palestra correu muito bem, grande mérito do Sr. Mário Pinto! No final, oferecemos uma pequena lembrança às pessoas, elaborada com carinho por nós próprios.E são assim os bastidores das nossas actividades, com muito trabalho e um pouco de nervosismo, que só acaba quando o pano cai e ouvimos os aplausos, ou não... De qualquer forma todos os esforços são para o “dever cumprido”.
A poucos dias de mais uma “prova de fogo”, esperamos não deixar os nossos créditos por mãos alheias. Estamos mais uma vez motivados e a trabalhar em sintonia. Gostamos de aprender e de mostrar a todos, com prazer e simpatia, o produto final de um processo formativo!
Esperamos por vós! Até breve!

Um agradecimento a toda a equipa pedagógica que nos apoiou e continua a apoiar!


Filipa Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário